22/01/12

Pepino: amor, ódio ou o meu novo melhor amigo?


O pepino sempre foi aquele legume que só o cheiro me enjoava, se estivesse numa salada já era suficiente para contaminar o gosto de todos os outros ingredientes e logo, tudo o que tivesse pepino, fosse para comer, para pôr as suas rodelinhas no olhos e ver voilá as olheiras a dizer adeus, fosse como constituinte de um creme para rosto ou corpo ou máscara ou raio que o parta, eu desviava o olhar. Mesmo aquele ódiozinho de 'não te suporto nem banhado a ouro'. Menos........em pickle dentro de um amoroso cheese ou big mac (mas só mesmo aqui e ai de quem estiver comigo que não os coma e não mos dê!). Aqui, pronto, não te odeio, querido pepino. :)

Não sei porquê, mas ao ler este post neste blog, vindo deste post, deste blog, mais exactamente neste ponto "5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fito químicos no pepino forçam o colagénio de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!", baixou em mim um "Eh lá... que o pepino pode ser o meu melhor amigo do coração, da beleza, da carteira e da criatividade". Pambas. Fez-se luz. Apetece-me ir comprar mil pepinos, cortar cinquenta mil rodelas, triturá-lo todinho, fazer trinta pastas, com diferentes ingredientes caseiros, para várias funções e diferentes partes do corpo e fazer dele o meu aliado na beleza, tirar o maior partido dele e fechar a minha tão linda carteira poupando uns lindos e valentes trocos. Agora, como suportar o cheiro que se faz sentir mal se dá uma golpada nele? Se calhar vou assim só por uma molinha no nariz, como quem não quer a coisa. Que se lixe o cheiro. Quero-te como amigo, pepino. Sei que fazes bem ao corpo, inside and out, deixas qualquer pele fraquita e sem vida, esplêndida e radiosa e podes milagres à minha carteira deixando muito contente! Porque estes tempos estão difíceis e haja criatividade.
Celulite prepara-te! O pepino vai atacar-te! Brevemente voltarei ao ginásio para também ajudar a dar cabo de ti e dar uso aqui aos músculos em modo hibernação.

Calma, rapariga. Nunca me aventurei a fazer destas coisas em casa mas sempre ouvi e vi maravilhas escritas sobre tanta coisa...Lá fui pesquisar umas coisinhas, com ingredientes fáceis de encontrar (são super giras as máscaras e exfoliantes de blogues e sites brasileiros que prometem milagres, mas porra que só têm coisas que não há facilmente por estes lados, bah...). Apareceram-me várias sugestões e também com outros ingredientes principais e  interessantes, como a maçã, a laranja, a banana, o açúcar e o mel (tão famoso), entre outros. 

Ora bem, rodelinhas de pepino nos olhos não fazem milagres, mas compressas frias embebidas em chá de camomila fazem. Aprendido.



Há mais máscaras com outros ingredientes como frutinha do que com pepino. Melhor ainda!  

Para já, o que achei possível de fazer à minha maneira e gostar:

Máscara Hidratante e Revitalizante que também vou usar no combate à celulite:


Esmagar ou triturar um pepino até ficar com consistência pastosa. Colocar no rosto lavado, deixar actuar o tempo necessário até sentir a minha pele fresca e fofa. Ou então o tempo normal, 15 a 20 minutos. Retirar com água morna e secar. Usar o creme hidratante normal e sentir-me uma rainha sem celulite.








> Máscara de Maçã e Mel (também pode ser comida ao mesmo tempo):

Resultado: pele mais luminosa, nutrida, menos oleosa, em que as borbulhas tendem a secar (double YEY!)

Triturar uma maçã (vou experimentar das verdinhas mais ácidas) descascada e sem pevides e juntar duas colheres de mel. Convém ser aquele melzinho caseiro, espesso e escuro (o melhor!). Assim não há tanto risco de escorrer. Ficar deitada a pensar na vida ou a ler um livro também é uma boa opção.  Retirar com água morna e secar. Usar o creme hidratante normal e sentir-me uma rainha sem borbulhas qual adolescente e com a pele limpinha e bem hidratada.





Máscara para Pele Oleosa

Ingredientes: 1 chávena de leite (magrinho), 3 colheres de sopa de pó de talco, 1 colher de sopa de mel.
Colocar o pó de talco e o mel numa tigela. Juntar o leite, mexendo bem até atingir a consistência de uma pasta de dente. Aplique em todo o rosto ou só nas zonas mais problemáticas. Deixe actuar durante 1 hora. Remover com uma esponja macia, enxaguando com água morna.







> Máscara para Pele Normal ou Mista
Ingredientes: 1 banana madura, 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de iogurte  natural.
Corte e amassar a banana com um garfo. Acrescente o mel, o iogurte e misturar tudo. Também pode ser comido. É melhor fazer duas porções. Dependendo da consistência pode-se acrescentar mais bana para ficar mais espessa. Aplique no rosto, mas caso seja pele mista evitar zona T. Deixar actuar 30 minutos e retirar com água morna.



Garante-se que qualquer um destes tratamentos será não só benéfico para a pele mas por consequência para o espírito. Foi alguém que escreveu isto. Eu só li. Se é verdade ou não, vou descobrir.
















Cheira-me que vou comer as máscaras enquanto as estiver a fazer, menos a de pepino! Espero resultados fantásticos. A ver vamos.



Obviamente que não vão ficar assim lindas e esplendorosas mas se os resultados forem bons who cares?





Sem comentários: